Ponta Porã (MS) –Reeducandos da Unidade Penal Ricardo Brandão (UPRB), em Ponta Porã, estão recebendo uniformes de inverno com blusas de manga comprida em moletom. As peças serão somadas aos uniformes já utilizados durante os dias mais quentes, compostos por camiseta, calça e bermuda.
A confecção das roupas – desde o corte e costura à serigrafia – está sendo realizada na oficina de costura do presídio, com mão de obra dos internos.
A entrega de uniformes é realizada periodicamente, graças ao apoio do Conselho da Comunidade de Ponta Porã, que fornece todo o material necessário para atender à demanda. “Assim, podemos oferecer um tratamento mais humano aos reeducandos”, ressalta a presidente da entidade, Silvania Gobi Monteiro Fernandes.
Segundo o diretor da UPRB, Rodrigo Borges, os uniformes de inverno estão sendo distribuídos conforme a produção, já tendo sido entregues 50. “Priorizamos os internos que trabalham, pois ficam mais expostos ao clima, mas nos próximos dias estaremos entregando o restante”, garante.
O dirigente ressalta que é necessário complementar os uniformes padrão com as peças de inverno, tendo em vista as baixas temperaturas registradas em Ponta Porã. “Principalmente por que a maioria dos nossos custodiados são de outras cidades, não contam com o auxílio da família, e realmente necessitam dos acessórios que são ofertados”, comenta.