Paranaíba (MS) – Na manhã desse domingo (18), agentes penitenciários flagraram o momento em que internos do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EPPar) iniciaram uma tentativa de fuga, aproveitando-se do grande volume de pessoas no presídio, por ser dia de visitas.
Os servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) constataram que dois internos danificaram o alambrado que divide o pavilhão 1 do fundo da unidade e tentaram chegar à muralha, munidos de corda artesanal feitas a partir de cobertores.
Os policiais que fazem a guarda das muralhas da unidade penal foram avisados e dispararam tiros de aviso, fazendo com que os detentos retornassem ao solário. Após o término das visitas, os internos Evandro Moreira da Purificação e Junio Cesar Camargo foram identificados e isolados, preventivamente em cela disciplinar.
De acordo com a direção do estabelecimento prisional, o alambrado que havia sido danificado já foi consertado, após realização da perícia técnica pela polícia civil, bem como recolhimento da corda artesanal que seria utilizada.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a tentativa de fuga de custodiados é um complicador que faz parte da realidade do sistema prisional. “No entanto, a intervenção dos servidores e o impedimento dessas fugas demonstram o preparo em atuarem de forma rápida e preventiva, com um trabalho e excelência”, explica.