Programa da Agepen voltado à aposentadoria de servidores leva reflexão sobre satisfação pessoal e relações interpessoais

Categoria: Apoio ao Servidor | Publicado: terça-feira, junho 25, 2019 as 08:20 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou, na última semana, mais um encontro do Programa de Preparação e Acompanhamento da Aposentadoria”. O projeto é executado pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor da instituição, direcionado àqueles profissionais que estão em vias de se aposentar, ou seja, até um ano antes de se desligar da instituição. Também foi realizado em conjunto o Encontro Estadual para Servidores Aposentados da AGEPEN/MS, que envolve os profissionais que já estão aposentados.

Os presentes participaram de palestra com a docente coordenadora da faculdade de Psicologia da UNIDERP, Gislene de Campos Soares Pereira, mestre na área, que abordou o tema “satisfação pessoal e relações interpessoais”.

Segundo o diretor de Administração e Finanças (DAF) da Agepen e um dos idealizadores da iniciativa, Arnold Rosenacker, o objetivo principal do Programa é levar o servidor a refletir sobre os aspectos positivos e negativos da fase de aposentadoria, além de tratar da importância de se preparar para o futuro, esclarecer questões legais, conhecer seus direitos e decidir sobre o momento adequado para a aposentadoria.

Palestra foi com a psicóloga Gislene de Campos Soares Pereira.

O programa tem como eixo de discussão os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, o lazer, o desenvolvimento de nova atividade ou ocupação e o planejamento financeiro, pessoal e familiar.

Na oportunidade, a Divisão de Recursos Humanos da Agepen disponibilizou a servidora Adriana Maria Souza da Silva para tirar dúvidas dos participantes sobre os procedimentos e aspectos legais da aposentadoria.

O encontro também contou com a participação do chefe de Gabinete da Agepen, Valdimir Ayala Castro, que na oportunidade fez uma homenagem especial ao aposentado Pedro Carrilho de Arantes, que, após 40 anos de serviços prestados a Agepen, encerrou a carreira este ano.

Aposentados

O trabalho voltado aos servidores aposentados integra a política de valorização profissional da instituição e já realizou diversas ações desde seu início há três anos, abordando temas como superação através do esporte, aproveitamento do tempo livre, qualidade de vida, entre outros.

A iniciativa tem por objetivo conhecer melhor a situação atual em que ex-agentes penitenciários estão, contribuir para que eles tenham uma qualidade de vida melhor, e ao mesmo tempo, colher experiências para aperfeiçoar as condições de trabalho dos que ainda estão na ativa e em seu processo de aposentadoria.

Tanto o Programa de Preparação e Acompanhamento da Aposentadoria” quanto o Encontro Estadual para Servidores Aposentados da AGEPEN/MS são promovidos pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da Agepen, composto pelas servidoras: Maria Roseneusa Santos Oliveira (assistente social e chefe do Núcleo) e pelas psicólogas: Patrícia Ferreira de Lima, Lucimara Mateus Potric de Souza, Maria Izabella da Silva Amorim e Vanessa Saad Mariano Acunã.

 

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.