Projeto da Agepen que transforma pneus em parques beneficiou mais de 500 crianças este ano

Categoria: Arte com Pneus | Publicado: sexta-feira, dezembro 15, 2017 as 09:26 | Voltar

Campo Grande (MS) - Com quatro meses de existência, o projeto "Arte com Pneus", desenvolvido pela Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), já garantiu a instalação de parques de diversão em três Centros de Educação Infantil (Ceinfs) da capital, beneficiando diretamente mais de 500 crianças atendidas.

O mais recente foi o Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC) "Rafaela Abrão", do bairro Aero Rancho V, com a entrega nessa quinta-feira (14.12) dos brinquedos confeccionados por detentos da Penitenciária  de Segurança Máxima de Campo Grande. O local, onde antes havia mato e apenas um escorregador para as crianças, agora representa  certeza de momentos de diversão com balanços, centopeias, carrinhos, entre outros, tudo feito com pneus que seriam descartados  e poderiam poluir o meio ambiente.

Idealizado pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira e pelo professor da Rede Municipal de Ensino Felipe Augusto da Costa Souza, o projeto “Arte com Pneus” chegou ao Ceinf “Rafaela Abrão”, no bairro Aero Rancho, nessa quinta-feira (14), onde são atendidas 165 crianças. A realização contou com o apoio da Associação de Pais e Mestres (APM), que contribuiu com a doação de tintas e alguns materiais para a confecção .

Lançado em agosto deste ano, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e já atendeu também ceinfs dos bairros Parque Lageado e Novo Minas Gerais. A intenção, conforme a titular da Semed, Elza Fernandes Ortelhado, é que tenha continuidade do ano que vem. "É uma parceria que está dando certo e pretendemos colher muitos frutos em 2018", declarou.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que o arte com pneus tem como objetivo trabalhar a ressocialização de detentos ao mesmo tempo em que ajuda diretamente à sociedade, seja contribuindo para a educação de crianças, seja ajudando na questão ambiental e de saúde, já que dá aproveitamento a pneus descartados que poderiam sujar o meio ambiente e servir de criadouro de mosquitos, como o  Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que fez questão de conhecer pessoalmente o parque instalado no Ceinf do Aero Rancho, a iniciativa se destaca pela amplitude sua social. "Só o amor e a educação pode formar cidadãos de bem", disse, em referência  às crianças e aos detentos.

A instalação do parque também foi comemorada pelos pais dos alunos, que participaram da inauguração do espaço. "Estávamos muito na expectativa, será muito bom para os nossos filhos. O meu está encantado. é uma verdadeira demonstração de amor e carinho de todos os envolvidos, e isso com certeza ajuda a aproximar a segurança pública da sociedade", agradeceu a cabeleireira Andréia Mirian da Silva, mãe de um aluno de três anos.

Na opinião da diretora do Ceinf, Elizângela Melo da Silva, o novo parque representa mais uma opção para as crianças brincarem. "Na educação infantil o brincar tem um papel fundamental, pois é através da ludicidade, que elas aprendem melhor, e ao mesmo tempo se divertem e ficam mais felizes", ressaltou.

A sociedade em geral pode contribuir com o  Arte com Pneus, segundo o coordenador do projeto , agente Vinícius, possibilitando que um número maior de centros de educação infantil seja atendidos. "A mão de obra nós temos, mas precisamos de doações como pneus, tintas, correntes para balanços e de mais materiais necessários", reforçou.

Para contribuir com o projeto, entre em contato com a administração da Penitenciária de Segurança Máxima pelo telefone (67) 3901-3440.

Fotos: Keila Oliveira - Agepen e Cleiton- Semed

 

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.