Reeducandas da capital recebem centenas de cobertores da Campanha do Agasalho “Aqueça uma Vida”

Categoria: Solidariedade | Publicado: terça-feira, julho 2, 2019 as 10:26 | Voltar

Campo Grande (MS) – Internas do Estabelecimento Penal Feminino ”Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), na capital, receberam a doação de 150 cobertores, como parte da Campanha do Agasalho “Aqueça uma Vida”, realizada junto aos servidores públicos estaduais do poder executivo e à sociedade. A entrega foi realizada nessa segunda-feira (1.7) e contou com a presença do secretário especial e chefe de gabinete do Governador, Carlos Alberto de Assis.

A ação foi realizada por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), através da direção do EPFIIZ. Para conseguir as doações, o setor psicossocial do presídio, representado pela assistente social, agente Marilea Medeiros, solicitou as doações junto à Segov, via ofício, e realizou todas as tratativas necessárias.

Para o secretário especial, Carlos Alberto de Assis, muito mais que uma doação, essa entrega representa um ato de amor e de carinho com àqueles que passam por um momento difícil na vida. “Se todo mundo pudesse dividir o que tem com outras pessoas, e houver essa troca, a caminhada fica muito mais leve, muito melhor. Apesar das adversidades, que todos nós enfrentamos, o importante é ter a fé e a confiança de que o amanhã será muito melhor”, ressaltou.

Dentre os critérios de seleção das internas a serem beneficiadas, foram analisadas questões como ausência de visitas; falta de apoio dos familiares; residência em outros municípios, Estados ou país; internas gestantes ou amamentando; entre outros. Ao todo, 150 reeducandas foram beneficiadas com os cobertores.

A diretora da unidade penal, Mari Jane Boleti Carrilho, agradeceu e parabenizou a iniciativa que representa uma expressão de respeito com o ser humano. “Essa ação significa muito, representa um olhar solidário que os servidores e autoridades têm para aqueles que necessitam, então esses cobertores estão chegando em muito boa hora e vai garantir, com certeza, que 50% da população carcerária dessa unidade fique mais aquecida nesse inverno”, afirmou a diretora.

Longe da família, reeducanda colombiana afirma que doação representa acolhimento.

Longe de seu país de origem e sem nenhum familiar para visitá-la, a reeducanda colombiana Natalia Del Rosario Rincon, 28 anos, garante que essa doação fará uma grande diferença. "Realmente, isso que estão fazendo para gente é representativo para o nosso coração, é algo que a gente não espera, me sinto acolhida e muito agradecida, pois num lugar como este não imaginamos que teríamos uma atenção como essa e também pelo companheirismo que temos aqui", disse a interna que nasceu em Bogotá e está presa há pouco mais de um mês.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou a importância de ações que integram as instituições públicas, com o intuito de aproximar a sociedade da população carcerária. “Temos dificuldades, sim, mas nos dedicamos juntos para oportunizar mais dignidade no cumprimento das penas e esse tem sido nosso objetivo em todas as parcerias que firmamos, seja com organizações públicas ou privadas”, argumentou. “Hoje vocês estão presas, amanhã vocês serão cidadãs e que todas essas ações sirvam de exemplo para quando conquistarem a liberdade, conseguirem valorizar as boas atitudes”, finalizou o dirigente.

Também estiveram presentes na entrega representando o comandante geral do Corpo de Bombeiro Militar, major Marlise Helena de Barros; o deputado estadual Rinaldo Modesto; o chefe de Gabinete da Agepen, Valdimir Ayala Castro; além de servidores penitenciários.

“Aqueça uma Vida”

Em sua 5ª edição, a Campanha do Agasalho dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul – “Aqueça uma Vida” encerrou, no final do mês de maio, com o número recorde de arrecadação, que superou a do ano anterior.

A iniciativa é coordenada pelo secretário especial e chefe de gabinete do Governador, Carlos Alberto de Assis; e tem como madrinha a primeira-dama, Fátima Azambuja. O objetivo é desenvolver a consciência social e humana nos servidores públicos estaduais e ajudar instituições beneficentes e outras entidades que necessitam das doações. Além dos cobertores, também são arrecadados agasalhos e vestuários de inverno.

Ao longo de quatro anos, a Campanha do Agasalho dos Servidores Estaduais angariou mais de 92 mil peças de casacos, calças, cobertores, meias e luvas, além de outros tipos de produtos. Instituições cadastradas na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) recebem o material.

Este ano, a campanha foi antecipada pelo Governo do Estado para que a triagem e as entregas pudessem ser realizadas antes da chegada do inverno, que iniciou em 21 de junho. Além do material arrecadado durante a campanha, o Governo do Estado também adquiriu 80 mil cobertores que estão sendo distribuídos aos 79 municípios do Estado.

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.