Corumbá (MS) – A cidade de Corumbá sediou no último sábado (24.11) o Campeonato Estadual Fesmax Feminino de Xadrez, com objetivo de estimular mais meninas a praticarem o esporte na Região do Pantanal e em todo Mato Grosso do Sul. Mais uma vez, a disputa contou com a participação de reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, que integram o Projeto “Xadrez que Liberta”, idealizado pelo juiz Criminal André Monteiro.
Promovido pela Federação de Xadrez do MS (Fesmax), o torneio envolveu a participação de três internas, que deixaram o presídio para disputar com outras mulheres. A melhor classificada entre as internas foi enxadrista Michelle Lobo. Para elas, apesar de nenhuma ter ficado entre as vencedoras, a satisfação de poderem competir de igual para igual fora dos muros da prisão, foi uma grande conquista.
Realizado há mais de dois anos na unidade prisional, o “Xadrez que Liberta” objetiva transformação de condutas e a inclusão social pelo esporte da mente, melhorando o raciocínio lógico, a memória e a concentração das custodiadas, além estimular a disciplina, a autoestima e o respeito às regras para solução de problemas e elaboração de projetos de vida.
Através do projeto, a participação das detentas de Corumbá em torneios de xadrez está se tornando constante, levando também inclusão a estas mulheres. No ano passado, elas viajaram até Campo grande para concorrerem.
Para a diretora do presídio feminino de Corumbá (em exercício), Elizandra Assis da Silva, a atividade tem sido muito positiva na unidade prisional, já que diminui o nível de ansiedade, característico do ambiente de aprisionamento.
Já o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que a realização de mais esse projeto demonstra o entrosamento entre a direção do presídio, a Vara de Execução Penal e o Conselho da Comunidade local. “Essa parceria tem sido muito importante”, agradeceu.
A realização do campeonato da Fesmax contou com o apoio do Conselho da Comunidade, da Prefeitura Municipal de Corumbá, por intermédio da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec).