Rio Brilhante (MS) – Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante se engajaram na Campanha de Solidariedade a Rede Feminina de combate ao Câncer. Seis internas cortaram seus cabelos para confecção de perucas destinadas a pacientes com a doença.
A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o estabelecimento penal. As internas tiveram seus cabelos cortados na própria unidade penal pelo cabeleireiro Eliton Cristiano da Silva Romano, do salão Studio Dudu Romano.
No total, foram doadas 21 mechas grossas e compridas de cabelo. “Isso demonstra um gesto de solidariedade louvável, sendo uma atitude de desprendimento e de amor ao próximo”, ressaltou o cabeleireiro.
Responsável por coordenar os trabalhos, a assistente social da unidade prisional Rhaísa Branco da Gama ressalta a importância do engajamento das reeducandas em ações que também envolvem toda a sociedade, no sentido de reinseri-las. “Penso que essa atitude de doação é muito importante, e contagiante. Inicialmente, apenas duas internas iriam doar seus cabelos, mas, depois dessa atitude, as demais se sensibilizaram e resolveram doar”, comenta. “Foi uma ação muito gratificante para elas, pois sabem que estão contribuindo para a autoestima de mulheres que estão em um momento de fragilidade por conta da doença”, finaliza.