Reeducandas de Rio Brilhante recebem ações preventivas de saúde bucal

Categoria: Saúde Prisional | Publicado: quinta-feira, agosto 3, 2017 as 11:42 | Voltar

Rio Brilhante (MS) – Cuidados básicos com a higiene bucal fazem parte do conjunto de ações preventivas realizadas com as internas do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante (EPFRB). Saúde Bucal foi o tema abordado em palestras ministradas, em julho, pela especialista e responsável pelo setor de odontologia da unidade, dentista Átila Júlia Vieira de Mello.

Além disso, serão desenvolvidas atividades práticas de escovação e a detecção das placas bacterianas, assim como a distribuição às internas de escovas de dente, creme e fio dental.

Promovidas pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), as ações têm objetivo de esclarecer dúvidas quanto à escovação correta dos dentes, o uso do fio dental e outras atitudes simples que evitam possíveis cáries e minimizam os riscos de doenças periodontais.

Segundo a diretora da unidade penal, Lígia Maria Asato Dorta, focar em atividades que demonstrem a preocupação com a saúde das custodiadas elevam a autoestima e a vontade de cuidarem de si mesmas, o que influencia na boa aparência e na manutenção do bem estar.

Para complementar as demonstrações, foram transmitidos vídeos instrucionais para as internas, além de enfatizar a conscientização sobre a importância de sempre manter os cuidados com a boca e os dentes.

Para o diretor-presidente, Aud de Oliveira Chaves, desenvolver ações de saúde preventiva dentro dos estabelecimentos penais resulta em benefícios para todos os envolvidos. “A prevenção é sempre mais econômica do que o tratamento posterior, e quando se trata de pessoas privadas de liberdade essa questão deve ser encarada tanto do ponto de vista financeiro quanto do sofrimento do custodiado. Conforme as possibilidades, também temos ampliado os atendimentos médicos dentro dos estabelecimentos penais”, reforça o diretor.

Texto: Tatyane Santinoni. 

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.