Campo Grande (MS) – O Estabelecimento Penal Feminino de Regimes semiaberto e Aberto de Três Lagoas (EPFRSAAA-TL) recebeu esta semana doação da Igreja Nossa Senhora Aparecida, como parte da campanha de inverno da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, em parceria com instituições religiosas, visando arrecadar agasalhos e cobertores para reeducandos do estado.
De acordo com a direção do presídio, foram arrecadados 12 calçados, dois cobertores, 17 blusas de frio, 25 casacos e 15 calças. Algumas das peças foram doadas por servidores penitenciários e por internas com melhores condições.
“Devido ao forte frio, as doações foram distribuídas imediatamente às internas que ficaram muito felizes com o gesto de solidariedade”, informa a diretora da unidade prisional”, Marcela Dias Maio. “Realizamos a distribuição conforme a necessidade de cada uma”, comenta, completando que alguns familiares carentes das detentas puderam também ser contemplados com algumas peças.
Na opinião da dirigente, “iniciativas como esta demonstram que além do dever de acompanhamento e fiscalização do cumprimento de pena, o Estado se preocupa com questões voltadas à valorização da pessoa e resgate de dignidade”.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, ações de cunho social e assistencial como a campanha do agasalho são fundamentais para que haja êxito no trabalho de tratamento penal da agência penitenciária, uma vez que atende a uma necessidade básica das pessoas em situação de prisão.
A campanha é coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Promoção Social, em todas as unidades prisionais do Estado.
Colaborou agente Patrícia Beltrão Colete, do EPFRSAAA-TL.