Reeducandos de Aquidauana aprendem a evitar desperdícios e gerar renda com curso de conserva de legumes

  • Publicado em 20 abr 2023 • por Keila Oliveira •

  • Reeducandos do Estabelecimento Penal de Aquidauana participaram esta semana de um curso de formação profissional de “Conserva de Legumes e Hortaliças”, oferecido gratuitamente pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) por meio de parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

    Durante a capacitação, os internos aprenderam que qualquer tipo de hortaliça pode virar conserva, mas que é interessante aproveitar a época de cultivo dos legumes e os preços praticados no mercado, critérios que ajudam na escolha de qual legumes escolher. Os reeducandos também aprenderam a preparar alguns temperos e receitas.

    Apesar de ser simples, alguns detalhes podem fazer a diferença na hora da fabricação, seja desde lavar adequadamente, fazer a seleção dos legumes, cortar, além de higienizar e esterilizar os potes, retirar as bolhas de ar e fechar corretamente. A conserva pode durar até seis meses, nos casos de pimenta a durabilidade é muito maior, até dois anos.

    “É uma alternativa para evitar desperdícios. Além de ser uma alternativa alimentar para família, pode ser um meio de ampliarem a renda quando estiverem em liberdade”, comenta o diretor do presídio, Claudio dos Reis Alviço. Parte dos legumes e verduras utilizados foram colhidos na horta do presídio.

     

    Categorias :

    Capacitação

    Veja Também