Nova Andradina (MS) – Cuidar da saúde bucal é uma necessidade diária para que as pessoas se protejam de complicações e doenças ligadas a dentes, língua e gengivas. Dentro dessa proposta, reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA) participaram nesta semana de uma palestra ministrada pelo cirurgião-dentista Tiago Duarte de Oliveira.
Realizada por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina, a palestra teve como objetivo alertar os internos sobre as complicações que ocorrem quando não se tem um hábito de higiene bucal adequado, bem como os riscos de vícios como o tabagismo podem trazer para a boca, entre eles diferentes tipos de câncer.
O palestrante destacou que a prática da higiene bucal deve ser desenvolvida sempre e durante toda a vida. “A recomendação é que a escovação deve ser feita três vezes ao dia, junto com o uso do fio dental para limpar áreas de difícil acesso à escova”, ressaltou.
O especialista enfatizou, ainda, que, se a pessoa não tem uma higiene adequada, a boca pode ser porta de entrada para outras doenças ainda mais séria. “Uma infecção crônica não tratada na boca pode ter relação direta com quadro de endocardite bacteriana, uma vez que bactérias presentes na cavidade oral podem migrar até o coração, por meio da circulação sanguínea”, alertou.
Manter uma higiene oral adequada também é importante para prevenir o câncer de boca, doença maligna que pode levar ao óbito. “Para prevenção do câncer de boca, é importante ficar atento às lesões ou manchas que não desaparecem em 15 dias, sangramentos sem causa aparente e evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro”, informou.
Segundo o diretor do presídio, Edir Rubens Queiroz Campos, as ações de orientações aos internos são constantes na unidade prisional, com o objetivo de que adotem hábitos adequados de vida.
Colaborou agente Sônia Nascimento, do EPMNA
Fotos: Divulgação EPMNA