“Revista Brasileira de Execução Penal” do Depen vai reunir conhecimento e boas práticas sobre gestão penitenciária; você pode contribuir

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 12, 2019 as 07:28 | Voltar

Brasília (DF) -  Com o objetivo de reunir e produzir conhecimento, com base em estudos científicos, experiências e boas práticas a respeito da gestão penitenciária, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) criou a “Revista Brasileira de Execução Penal” (R-BEP).

O Periódico técnico-científico, com circulação semestral, de iniciativa do Diretor-Geral Fabiano Bordignon, visa publicar trabalhos originais e inéditos, resultantes de estudos teóricos e saberes especializados, produzidos por pesquisadores de universidades e operadores de instituições vinculadas ao sistema de justiça criminal, em especial, dos sistemas penitenciários do Brasil e no exterior.

Instituída por meio da Portaria 114, de 22 de fevereiro de 2019, a revista conta com Conselho Editorial constituído por profissionais doutores e terá, a partir do primeiro volume, circulação impressa e digital. Com isso, a R-BEP recebe colaborações (artigos, relatos de experiência e descrição de boas práticas) nas seguintes áreas de conhecimento: sistema de justiça criminal, sistemas penitenciários, execução penal, assistências e políticas para o sistema penitenciário, controle e participação social na execução penal, justiça e práticas de justiça restaurativas, inclusive, em perspectivas comparadas com outros países.

A submissão de artigos científicos, em fluxo contínuo, constituirá o volume principal do periódico. Porém, haverá chamadas públicas para a constituição de Dossiês Temáticos e, ainda, seções específicas para publicações de resenhas, relatos de experiência e editais para prêmios científicos, por exemplo, de monografias, dissertações e teses, com a finalidade de dar visibilidade às contribuições acadêmicas que contribuem para a disseminação do conhecimento sobre a execução penal no Brasil.

A R-BEP tem como editora chefe a servidora do Depen Eli Narciso Torres, que já atuou na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) de Mato Grosso do Sul como agente penitenciária da área de Segurança e Custódia.

Serviço

Nessa direção, a Revista Brasileira de Execução Penal (Depen/MJSP) anuncia convocação pública para o Dossiê Temático:

EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DA EXECUÇÃO PENAL

Submissões de Artigos, Relatos de Experiências e de Boas Práticas para o sistema penitenciário.

Envio até 30 de setembro de 2019, no endereço: rbepdepen.mj.gov.br

Supervisores:

Luiz Antônio Bogo Chies UCPEL/RS – labchies@uol.com.br

Eli Narciso da Silva Torres (Focus-Unicamp/Depen) – eli.torres@mj.gov.br

Para outras informações:

Eli Narciso Torres / Editora-Chefe

Telefone (61) 2025-3437

e-mail: rbep@mj.gov.br

 

Com informações do Depen/MJ.

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.