Campo Grande (MS) – Em tempos de pandemia e isolamento social, em que os olhos do mundo estão voltados à Covid-19, um outro mal continua assolando famílias e causando grandes danos à sociedade como um todo: o uso de entorpecentes e consumo abusivo de álcool.
Nesse sentido, o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEAD), ligado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), realizou nos últimos dias mais uma edição da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, abordando diversos temas voltados à drogadição, tendo como pano de fundo os efeitos da pandemia. O desenvolvimento dos trabalhos conta com o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Este ano, a semana antidrogas, que está em sua 5ª edição em Mato Grosso do Sul, utilizou principalmente os meios eletrônicos para a discussão dos temas, que estão todos disponíveis para a consulta na página do CEAD na internet www.cead.sejusp.ms.gov.br em seu perfil no facebook: www.facebook.com\CEAD-MS.
À frente do CEAD desde 2018, a presidente Denise Souza e Silva (foto principal) destacou a participação de diversas instituições e profissionais, que juntos dão voz e visibilidade ao trabalho desenvolvido, tendo como foco principal a prevenção.
“A dependência química é um fenômeno biopsicossocial e precisamos cada vez mais trabalhar de maneira articulada para que as estratégias de prevenção e de tratamento sejam efetivas e de acordo com a realidade social que vivenciamos”, ressaltou a presidente.
Denise enfatizou o papel das instituições que apoiam e integram o trabalho do CEAD. “Agradecemos o empenho da Agepen em nos auxiliar nesta missão, que é de levar conhecimento e informação a todos. Para esta semana foi possível contar com a contribuição de profissionais que direta ou indiretamente atuam nesta área”, agradeceu.
Conselheira do CEAD há três anos, a servidora da Agepen Alessandra Siqueira, é uma das pessoas que estão contribuindo com os trabalhos. Ela preparou um vídeo explicando sobre o trabalho dos Narcóticos Anônimos e como participar do grupo. Confira:
Confira abaixo as apresentações que estão disponíveis nas plataformas digitais do CEAD: www.cead.sejusp.ms.gov.br e www.facebook.com\CEAD-MS.