Campo Grande (MS) – Internas do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande tiveram, na última sexta-feira (16), momentos bastante diferenciados com a realização de um festival voltado para o segmento gospel, que as levou à reflexão sobre o sentido da vida e a bondade de Deus para com o ser humano.
“Jesus Cristo: Rei dos Reis, Senhor dos Senhores”, foi o título do evento, feito com o intuito de colaborar com a ressocialização, além de proporcionar uma reflexão sobre a possibilidade de mudança de atitude frente às adversidades enfrentadas pelas reeducandas que cumprem pena em regime semiaberto e aberto naquela unidade.
Segundo a diretora do presidio, Rita Luciana Domingues, as custodiadas puderam participar efetivamente de todos os momentos que foram direcionados, desde os louvores, adoração e testemunhos de fé, ate a histórias e experiências vivenciadas pelas próprias reeducandas.
Ainda conforme Rita, esse festival acontece trimestralmente, há 06 anos, sempre com foco na participação das próprias internas, as quais participam dos preparativos, tais como a confecção de lembrancinhas, decoração, ensaios de louvores e apresentações teatrais.
Ao final da celebração as internas participaram de uma confraternização, com jantar especial oferecido pela empresa Real Food. Na oportunidade as custodiadas receberam uma lembrancinha com uma mensagem intitulada “A parábola do Lápis”.
O evento foi organizado pela servidora Maria Terezinha de Oliveira Lopes e o servidor aposentado Arnaldo Cáceres, contando ainda com a colaboração de outros servidores da Unidade.
Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, esse tipo de acontecimento proporciona melhorias ao ambiente prisional, já que estabelece um clima de fraternidade mesmo antes da data do evento, com os preparativos. Stropa destacou, ainda, “o empenho da diretora e servidores do estabelecimento prisional, que não medem esforços em realizar eventos positivos como esse”.