Campo Grande (MS) – O servidor da área de Segurança e custódia, Aluízio Villazante representou a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) no curso de intervenção tática prisional, realizado pelo Departamento Penitenciário do Paraná, para a formação dos agentes penitenciários que irão integrar o seu Setor de Operações Especiais (SOE). Além do Mato Grosso do Sul, também participaram da qualificação, como convidados, agentes de Santa Catarina, São Paulo e Acre.
Realizado na cidade de Ponta Grossa, o curso contou com carga horária de 120 horas, envolvendo atividades práticas e teóricas. As aulas ocorreram em sistema de internato (manhã, tarde e noite) e foram ministradas por profissionais da Divisão de Operações de Segurança do Depen, sob a supervisão da Escola de formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN) do Paraná.
Os participantes receberam treinamento em técnicas de intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, manutenção e manejo de armamento e tiro, direitos humanos, entre outros. As aulas foram ministradas nas dependências da Escola Superior da Polícia Civil, do Exército do Brasil e também no Complexo Penitenciário de Piraquara.