Campo Grande (MS) – “Prevenir ainda é o melhor remédio” foi o tema da palestra apresentada a servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) dentro da campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama.
Na Agepen, a ação é coordenada pelo setor de Apoio Psicossocial ao Servidor, estando programada para o dia 27 deste mês a realização de exames de mamografia e preventivo do colo do útero para servidoras penitenciárias, na Sede, realizada em parceria com a Cassems.
A enfermeira e palestrante Giovana Prado falou para as mulheres não terem medo de fazer o autoexame das mamas. “É um processo simples e detecta o câncer na sua fase inicial, quando a possibilidade de cura é grande, o autoexame deve ser realizado com frequência durante o banho, deitada ou na frente do espelho procurando modificações no formato das mamas”, destacou.
De acordo com a palestrante, as mulheres podem contribuir para o tratamento identificando o aparecimento de nódulos nos estágios iniciais. O alerta foi para buscar a realização da mamografia e também preventivos, que é um exame oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a palestrante, os homens também devem buscar tomar alguns cuidados, pois 1% da população masculina sofre com esse mesmo problema.
A ação está sendo realizada ao longo de todo o mês de outubro com forma de combate e prevenção do câncer de mama, através de uma parceria entre a Coordenadoria de Prevenção e Valorização do Servidor da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (COPSERV/SAD) e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Estava presente na palestra a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Municipal, Rasana Macedo, e a equipe da COPSERV/SAD, Elanai Rodrigues dos Santos, Giseli A. Baldonari, Izabel Correa.
Com informações e fotos de Jeremias Lima.