Campo Grande (MS) – Servidoras da Agência Estadual de Administração do sistema Penitenciário (Agepen) receberam este mês diversas ações da campanha Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção e combate ao câncer feminino.
Na capital, a Agepen, em parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), realizou trabalho de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Na Sede da agência penitenciária, o ônibus da Saúde da Cassems realizou, sem cobrança do fator participativo, exames de mamografia para servidoras acima de 40 anos, e preventivos sem limitação de idade. Sob coordenação do Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor, a participação foi aberta a todas as agentes penitenciárias, independente da lotação.
Servidoras penitenciárias e demais colaboradoras que trabalham no Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” foram presenteadas com brindes relativos à campanha, como uma forma de lembrança constante quanto à importância de realização de exames. No presídio também foram afixados cartazes informativos.
Em Dourados (foto principal), a direção, administração e a equipe de saúde da Penitenciária Estadual realizaram nos dias 22 e 24 deste mês, palestras sobre o tema, com os médicos Gabriel Ikejiri, especialista em Mastologia pela Unicamp, e Cássia Barbosa Reis, doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias e professora do Curso de Mestrado da UEMS, além da psicóloga da Agepen, Raquel Matos.
Foram abordados assuntos relacionados à doença, como prevenção, fatores de risco, abordagem, alimentação, autoestima, dinâmica em grupo e história verdadeira de luta contra o câncer.
Um dos momentos de emoção foi o depoimento da escritora e membro fundador da Academia Douradense de Letras, Ruth Hellmann, que falou sobre sua história de vida em combate ao câncer de mama.
Participaram as mulheres das áreas de Segurança e Custódia, Administração e Finanças, Assistência e Perícia, professores e os profissionais de saúde.