“Abordagem, Técnicas e Táticas Policiais Básicas” foi tema de curso ministrado aos servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS). As instruções foram repassadas pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.
A capacitação foi intermediada pela Diretoria de Operações da Agepen, através da Divisão de Estabelecimentos Penais, com apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Penitenciária Federal de Campo Grande. Integrantes do Exército Brasileiro também participaram do treinamento.
Dentre o conteúdo abordado estão noções de abordagem policial, com ênfase em uma das técnicas utilizadas pela Polícia Militar para interceptar os indivíduos, com o objetivo preestabelecido de oferecer assistência, prevenção de delitos e repressão de atos ilícitos.
“Além de contribuir no aperfeiçoamento dos trabalhos, as técnicas promovem a evolução da atividade do agente penitenciário no atual contexto”, revela o agente Marcelo, um dos servidores da Agepen que concluiu o curso.
Ao todo, quatro servidores penitenciários participaram da formação, que teve dois dias intensos de treinamento, entre os dias 21 e 22 de outubro, na capital.