Servidores da Agepen recebem treinamento para aperfeiçoamento da rede de internet e telefonia em presídios

Categoria: Tecnologia | Publicado: segunda-feira, agosto 31, 2015 as 12:07 | Voltar

Campo Grande (MS) – Vinte e seis servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participaram de treinamento sobre “Boas Práticas de Instalação em Cabeamento Estruturado”, ministrado por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a Superintendência de Gestão da Informação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (SGI) e a empresa Furukawa.

Com carga horária de 16 horas/aula, o curso foi ministrado pelo engenheiro da Furukawa, Marcos Paulo Moro, tendo sido realizado em dois dias na Escola Penitenciária (Espen). A capacitação envolveu participantes de 15 unidades da agência penitenciária da capital e do interior do Estado.

A intenção, segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, foi proporcionar aos agentes conhecimento na área para que eles possam realizar esse serviço, proporcionando mais agilidade e segurança aos sistemas de transmissão de informação por meio da rede de internet e de telefonia nos trabalhos executados nos estabelecimentos prisionais. "Iremos criar competências específicas para que os servidores acompanhem e coordenem a reestruturação da rede de dados e voz nos presídios. Os agentes irão coordenar internos que executarão os trabalhos manuais, como a colocação dos cabos”, esclarece.

Conforme Stropa, a iniciativa, além de melhorar o sistema de transferência de dados, trará economia aos cofres públicos, já que dispensará gastos com contratação de pessoal para a execução de serviços. Outro fator positivo, aponta o dirigente, é que os agentes tiveram acesso a esse tipo de qualificação. “Precisamos alimentar sistemas de segurança, informações judiciais, além das ações de reinserção social que necessitam de um sistema de internet de qualidade”, comenta.

Participaram do treinamento agentes penitenciários do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho Máxima), Instituto Penal de Campo Grande, Centro de Triagem, Presídio de Trânsito, Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, Escola Penitenciária, Sede, semiaberto feminino de Campo Grande, Casa do Albergado, Unidade Penal Ricardo Brandão (Ponta Porã), Estabelecimento Penal de Três Lagoas, Estabelecimento Penal de Corumbá, Penitenciária de Naviraí, Penitenciária Estadual de Dourados e Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.