A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da sua Escola Penitenciária (Espen), inicia na próxima segunda-feira (7.3), o Curso de Armamento e Tiro, Vigilância e Escolta (CAVE), desta vez na cidade de Corumbá. Os participantes deverão se apresentar às 7h30 no 3º Grupamento de Bombeiros militar/GBM/MS – av. Rio Branco, 1611 – Bairro Universitário.
Com carga horária de 70 horas, as aulas se dividirão em atividades teóricas e práticas que capacitam os servidores a manusear, bem como, entender o mecanismo, tipos, classificação e o funcionamento das armas de fogo; aplicar e entender as regras de segurança e a legislação; fundamentos e posições de tiro policial e tipos de munições.
Durante as aulas, os alunos serão capacitados a conhecer os funcionamentos e filosofia da escolta a pé e embarcado, entender o posicionamento e função de cada membro da equipe na escolta, estabelecer critérios de vigilância e segurança nas muralhas das unidades prisionais, bem como os aspectos éticos e legais inerentes tanto à escolta prisional quanto à vigilância de muralhas.
A qualificação será ministrada por instrutores que compõem o Comando de Operações Penitenciárias (Cope) da Agepen.
A listagem dos matriculados no CAVE em Corumbá foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem. Clique aqui e confira.