Campo Grande (MS) – O esporte em prol da reinserção social e da conscientização solidária. Com essa proposta, internos do Centro de Triagem Anízio Lima, na capital, participaram do “3º Torneio Beneficente de Futebol”. Ao todo, 16 equipes disputaram o campeonato que, além de contribuir para a harmonia do ambiente carcerário, também exerce função social, pois, durante o torneio, foram arrecadados alimentos para o Sirpha – Lar do Idoso, no bairro Monte Castelo.
A iniciativa tem como objetivo promover a reinserção social dos apenados e tranquilidade no ambiente prisional através de uma prática saudável de lazer, além de contribuir com a sociedade atendendo a uma necessidade social e incentivando a mudança de comportamentos dos custodiados.
De acordo com o diretor do presídio, Alírio Francisco do Carmo, a instituição beneficiada com as doações foi escolhida pelos próprios internos. “O torneio estimula o esporte, que é uma importante ferramenta de ressocialização do homem encarcerado, já que contribui na manutenção do bom relacionamento e harmonia no ambiente prisional”, destacou.
Com os alimentos arrecadados, foram montadas cinco cestas básicas que beneficiarão 80 idosos, atendidos pela instituição que existe há 42 anos em Campo Grande. Os jogos foram realizados em dezembro no solário do presídio e a doação foi entregue na última quarta-feira (10.1). A equipe campeã ganhou um troféu simbólico, que fica guardado na administração da unidade penal.
Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, ações como esta contribui para a redução da reincidência criminal, já que reflete na transformação de caráter e mudanças de hábitos. “E traz benefícios a toda sociedade, proporcionando mais segurança e tranquilidade”, afirmou.
Texto: Tatyane Santinoni.