Treinados no Rio de Janeiro, agentes penitenciários do MS falam da expectativa de trabalharem nos Jogos Olímpicos

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 24, 2016 as 11:04 | Voltar

Campo Grande (MS) – Dois agentes penitenciários do Mato Grosso do Sul participaram no mês passado dos trabalhos de vistoria realizados no evento teste “Aquece Rio - qualificatório final de Ginástica”, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), como representantes da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a pedido do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O trabalho serviu como um treinamento para os Jogos Olímpicos deste ano.

Os servidores penitenciários Mailton Alves Valim, do Estabelecimento Penal de Paranaíba, e Luiz Antônio Aguero Segundo, do presídio feminino de Corumbá, participaram, juntamente com o Depen e com a Força Nacional, das atividades diretas de segurança do evento, incluindo as dependências do local e vistoria na entrada de pessoas na Arena Olímpica.

Os dois foram escolhidos pela direção da Agepen por meio de sorteio, que envolveu apenas os profissionais que haviam participado do curso para “Capacitação de Equipamentos de Inspeção executada pela Escola Nacional de Serviços Penais”, conforme exigência do Departamento Penitenciário Nacional.

participação de agentes nos jogos olimpicos

Sobre a sua participação, o servidor Mailton Alves Valim comenta que atuou na realização das revistas de pessoas, bem como o público que assistiu às apresentações, procedendo vistoria de bolsas e revista corporal, com a utilização de raquete detectora de metais. “Foi uma participação muito elogiada de toda equipe; agora estamos aguardando a relação final de quantos agentes serão necessários e a convocação para os Jogos Olímpicos, em agosto, e os Paraolímpicos, em setembro”, afirma. “Estamos na expectativa de sermos escolhidos”, completa.

Para o agente Luiz Antônio Aguero Segundo, a experiência foi muito enriquecedora, pois foi possível o intercâmbio com profissionais de outros Estados, bem como pelo fato de estar envolvido na segurança de um grande evento. “Por isso, agradeço à direção da Agepen por ter me possibilitado participar e à coordenadoria do evento e aos instrutores, que se dedicaram com bastante clareza comprometimento”, destaca.

Na opinião do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, “a participação dos dois servidores é uma demonstração de que o Depen considera os agentes penitenciários do Mato Grosso do Sul muito capazes e preparados para exercer quaisquer funções. “Os servidores do Estado são realmente diferenciados e isso é motivo de honra e orgulho para a Agepen”, afirma, destacando que a atuação dos representantes do MS foi bastante elogiada pelos instrutores.

As despesas com diárias e passagens dos servidores ficaram a cargo do Depen, que utilizou recursos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE/MJ).

 

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.