UEMS promove ação nesta quarta-feira de inclusão e cidadania para presidiárias

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, outubro 21, 2015 as 14:01 | Voltar

Dourados (MS) – A Assessoria para Popularização da Ciência e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (Acade) da UEMS promove às 20h desta quarta-feira (21) ação de inclusão e cidadania para detentas do Estabelecimento Penal Feminino Semi-Aberto de Dourados.

Edmílson Souza, responsável pela Acade, informa que a interação com o este público específico é uma forma da Universidade contribuir socialmente por meio da divulgação científica para pessoas que nem sempre tiveram a oportunidade de ter acesso ao rico universo do conhecimento.

“A ressocialização é uma das premissas do sistema prisional, há pesquisas acadêmicas que exploram esse tema. Nesse sentido, esta ação da UEMS vem de encontro a essa demanda, pois exibir um filme com temáticas femininas despertam a ideia de auto-valorização destas mulheres”, explica Souza.

A programação inclui a exibição do filme espanhol Àgora (que trata de abordagens filosóficas voltadas a questões femininas) e observação coletiva do céu noturno, por meio de telescópios utilizados no conhecido Projeto Saturno.

A ação capitaneada pela Acade/UEMS integra atividades dentro da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que segue até o mês de novembro e conta com a parceria do Governo Federal, Governo Estadual e Agepen – Agência Estadual de Sistema Penitenciário.

Projeto Saturno

O projeto Saturno é uma iniciativa da UEMS na promoção do conhecimento em astronomia por meio de observações do céu noturno, com instrumentos ou a vista ‘desarmada’, tem apoio do Núcleo de Divulgação Científica – NDC e é promovido com o auxílio de acadêmicos bolsistas, sob coordenação do professor Paulo Souza da Silva, entre outros docentes.

As exposições procuram explorar de maneira lúdica, termos científicos e conceitos simples, mas de caráter útil no cotidiano, como forma alternativa, para através do céu, identificar os astros e suas posições, bem como as horas da noite e estações do ano, auxiliando na chamada alfabetização científica.

Assessoria de Comunicação da UEMS

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.