A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), por meio da sua Escola Penitenciária (Espen), prorrogou o início do “Curso para Dirigentes do Sistema Penitenciário/Agepen -2022”. A etapa à distância deve ser finalizada até 18 de março.
Com carga horária total de 100 horas e certificado pela ESPEN, a qualificação será dividida em duas fases: EaD e presencial. A fase à distância (EaD) tem carga horária mínima de 80 horas aula e é pré-requisito para participação nas aulas presenciais.
Os dirigentes deverão concluir os cursos on-line e enviar os certificados via e-Doc para Departamento ESPEN até dia 18 de março. De acordo com a Espen, a etapa presencial será programada posteriormente.
A qualificação visa capacitar e atualizar diretores e chefias da instituição, em todo o estado, abordando temas pertinentes e de interesse à rotina de trabalho.
O curso atende à solicitação da direção da Agepen à Escola Penitenciária, sendo voltado, primeiramente, aos servidores que ocupam função de direção e chefias nas unidades prisionais e demais setores da instituição. A intenção é que, posteriormente, seja estendido aos demais policiais penais.
Para a etapa EaD, o interessado deverá acessar escolavirtual.gov.br e escolher dentre os conteúdos programáticos definidos pela Espen:
- Planejamento Estratégico para Organizações Públicas – 40h
- Gestão de Conflitos e Negociação – 20h
- Liderança e Gestão de Equipes – 30h
- Inteligência Emocional – 50h
- Desenvolvendo Times de Alta Performance – 30h
Os cursos são da Plataforma Virtual da Escola Nacional de Administração Pública (EV.G/Enap) e podem ser escolhidos, conforme o interesse de cada participante, de forma a totalizar carga horária mínima de 80 horas.
A Espen destaca que, após a inscrição na plataforma EV.G, os interessados terão, no máximo, 30 dias para conclusão dos cursos escolhidos. O acesso às capacitações é imediato.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Espen pelos telefones: 3901-1048, 3901-1049, 3901-1047.