Um Bom Dia Para Você: Calendário trará gravuras de detentas da Capital

Categoria: Ressocialização | Publicado: quarta-feira, outubro 7, 2015 as 08:30 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o jornalista Marcos Aurélio darão início neste mês ao projeto “Um Bom Dia para Você!”, que registrará em um calendário gravuras feitas por recuperandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), na Capital.

A proposta é que as pinturas enfeitem calendários já do próximo ano, que serão distribuídos a repartições públicas, intuições não-governamentais, entre outros locais.

Segundo o idealizador da iniciativa, Marcos Aurélio, a intenção é incentivar que elas se ocupem através da arte, expressando no papel sonhos e perspectivas. “Elas vão saber que aqueles desenhos que fizeram serão vistos diariamente por muitas pessoas de vários lugares e isso, com certeza, é um estímulo para que elas pensem em novas possibilidades na vida”, comenta o jornalista, justificando também o nome do projeto. “É como se elas estivessem todos os dias desejando um bom dia para as pessoas”, completa.

A realização do projeto piloto no EPFIIZ foi deliberada durante reunião da qual participaram o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, o jornalista Marcos Aurélio, o diretor de Assistência Penitenciária, Gilson de Assis Martins, e a chefe da Divisão de Promoção Social da instituição, Alessandra Siqueira.

Conforme Stropa, a intenção é que nos próximos anos a participação possa ser estendida a outras unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. A Agepen, segundo ele, irá. A participação das custodiadas é voluntária e não envolverá premiação.

Responsável por coordenar os trabalhos, o diretor Assistência Penitenciária da Agepen explica que o calendário será em formato de folha única e trará o máximo de gravuras possíveis, após avaliação técnica de artistas da área, com destaque para as melhores avaliadas. “Mas a intenção não é descobrirmos talentos no desenho, mas sim que o maior número possível de custodiadas participe da ação e também possam ser beneficiadas pela proposta”, explica.

Os desenhos já deverão estar selecionados ainda este mês. Os temas são livres.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.