Uma comitiva composta por membros do Conselho da Comunidade, Poder Judiciário local, Prefeitura de Aquidauana e representantes do Governo realizou, esta semana, uma visita técnica ao EPA (Estabelecimento Penal de Aquidauana), uma das unidades da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). O objetivo foi observar de perto a implementação das políticas públicas de formação profissional e ressocialização dos detentos.
Entre os visitantes estavam o prefeito Odilon Ribeiro, acompanhado dos secretários Ernandes Peixoto (Finanças) e Marluce Luglio (Administração), a juíza da Comarca de Aquidauana, Dra. Kelly Gaspar Dutra, e a chefe de Divisão do Trabalho Prisional da Agepen, Elaine Cristina Souza Alencar. Também participaram Heverton Bastos e Dra. Pamela Oliveira, respectivamente, presidente e tesoureira do Conselho da Comunidade, Jamil Naglis (da Governadoria) e Alex Mello (diretor-executivo do gabinete).
Durante a visita, diretor do EPA, Cláudio Alviço, apresentou toda a estrutura prisional, detalhando os setores e o funcionamento do programa de qualificação profissional dos detentos. O presídio de Aquidauana abriga atualmente 220 custodiados, dos quais 80 trabalham diariamente por remissão da pena e outros 19 recebem remuneração.
Os internos têm acesso à educação, com sala de aula e biblioteca, além de atendimento médico, de enfermagem e odontológico. As atividades laborais incluem marcenaria, padaria, higienização de telhas, confecção de materiais reaproveitados, restauração de cadeiras de rodas e de fio, funilaria e pintura, inclusive nas viaturas da polícia civil. A Prefeitura de Aquidauana também mantém uma fábrica de lajotas dentro do presídio, produzindo cerca de 570 unidades por dia para obras de pavimentação.
Contribuições para a comunidade
Durante a visita, o prefeito Odilon Ribeiro elogiou a organização e os resultados alcançados pelo EPA, destacando a importância das parcerias para a continuidade das oficinas de trabalho. A chefe de divisão do Trabalho Prisional da Agepen, Elaine Souza, ressaltou a importância do trabalho prisional para a reinserção dos custodiados na sociedade e o interesse de empresas em firmar parcerias com a AGEPEN.
A juíza Dra. Kelly Gaspar Dutra destacou que o incentivo ao trabalho prisional em Aquidauana reflete a política pública de Mato Grosso do Sul, atraindo inúmeros pedidos de transferência para a unidade.
Além das atividades dentro do presídio, a comitiva também visitou o Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, onde foram entregues cadeiras de rodas e de descanso reformadas pelos detentos.
A diretora administrativa do hospital, Cláudia Nascimento, e a enfermeira RT, Juliana Miranda, agradeceram pela doação, destacando a diferença que ela faz no dia a dia do hospital.
Na oportunidade, as autoridades reconheceram que Mato Grosso do Sul é referência na gestão de oportunizar condições de trabalho dentro dos presídios, para que os detentos possam trabalhar em troca da remição de pena e, também, se prepararem para a volta ao convívio social, já tendo uma nova profissão e um mudança comportamental, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Com informações e fotos da Prefeitura de Aquidauana.