Campo Grande (MS) – Buscando métodos inovadores de capacitação profissional à distancia, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária, em parceria com o SENAI/MS, realizou nessa quinta-feira (8), no Presídio de Trânsito de Campo Grande, o lançamento oficial do curso de “competências transversais”.
O evento contou com a presença de autoridades do Sistema Penitenciário, dentre elas o Superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro, que, na ocasião, representou o Secretário José Carlos Barbosa, do Diretor da Unidade, Claudiomar Suszeck, do Diretor Técnico Regional do SENAI/MS, Gilberto Evídio, da Gerente de Educação do SENAI/MS, Dagmar Tavares Viana e da Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do SENAI/MS, Katiúscia Nasu.
Na ocasião, foram entregues livros à vários reeducandos presentes à solenidade, que já começaram a ler os livros e, consequentemente, fazer os cursos, habilitando-se, de certa forma, à remição pela leitura, incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Tribunal de Justiça do Estado através dos seus juízes das Varas de Execução Penal.
Usando da palavra, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, disse que o lançamento dos cursos naquela unidade, além de destacar a grande parceria da autarquia com o SENAI/MS, foi simbólico no sentido de marcar a realização dos referidos cursos em várias outras unidades do sistema penitenciário estadual. Para o dirigente, que fez questão de demonstrar o quanto o SENAI/MS contribui como instituição para o país e para o sistema prisional estadual, desenvolver capacidades dos privados de liberdade para iniciação no mundo do trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, oportunizar a atualização das competências profissionais, é de grande importância para o aumento do índice de ressocialização dos reeducandos.
Falando em nome do SENAI/MS, o Diretor Técnico Regional, Gilberto Evídio, destacou o grande número de cursos que a instituição realiza e a disposição de se fazer sempre presente nessa importante parceria com o Governo Estadual. Já a Gerente de Educação, Dagmar Tavares Viana, mostrou aos internos as grandes vantagens e o excelente crescimento intelectual e profissional que eles terão com a realização dos vários cursos que são rotineiramente colocados à sua disposição.
O diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Gilson de Assis Martins, explica que, ao se inscrever, o aluno recebe um pequeno livro, especialmente elaborado para o curso, com conteúdo atualizado e linguagem lúdica e interativa. Completa esclarecendo que, atualmente, há seis livros didáticos destinados à leitura individual com posterior aplicação de atividades supervisionadas. São, portanto, seis cursos e seis certificações.
De acordo com a chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agepen, Rita de Cássia Argolo Fonseca, cada curso ou livro tem uma carga horária de 14 horas e os alunos terão 20 dias para desenvolverem as suas atividades. O aluno que obtiver 70% de aproveitamento estará apto a receber certificação e poderá realizar outro curso, com outro livro. Além disso, cada certificado proporcionará um dia de remição de pena, o que vale dizer que, se o custodiado realizar todos os cursos (os seis livros disponibilizados), conseguirá reduzir até sete dias de seu tempo de permanência no cárcere. Para ingresso no curso, é exigida apenas a idade acima dos 14 anos, boa leitura e compreensão de textos, explica Rita.
Os temas dos cursos são: segurança do trabalho, educação ambiental, propriedade intelectual, empreendedorismo, legislação trabalhista no Brasil: o ponto de partida e tecnologia da informação. Os estilos utilizados nos livros são: revista de variedades (para Empreendedorismo), mangá – quadrinhos japoneses (para Educação Ambiental), RPG Role Playing Games (para Legislação Trabalhista e para Segurança no Trabalho, estilo de site (para Tecnologia da Informação) e Mapa do Tesouro (para Propriedade Intelectual).
Os cursos são gratuitos, desenvolvidos na modalidade de qualificação profissional à distância, com atividades autoinstrucionais e autoexplicativas, sem a presença de professores e tutores e destina-se à iniciação ao mundo do trabalho e à atualização das competências profissionais dos trabalhadores e prestadores de serviços.
As ações de implantação desses cursos já estão em andamento nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Naviraí.
A intenção da Agepen é de levar essa modalidade de cursos a todas as unidades penais do Estado, objetivando aumentar os índices de profissionalização de egressos no sistema penitenciário, oportunizando maiores chances de absorção desses detentos, em face da progressão de Regime, pelo mercado de trabalho.
Fizeram-se também presentes à solenidade, o chefe de Gabinete da Agepen, Dumas Torraca Michels, o diretor do Instituto Penal de Campo Grande, Fúlvio Ramires da Silva, e o seu diretor-adjunto, Lysis Galvão, o diretor do Centro de Triagem Anísio Lima, Alírio Francisco do Carmo e o diretor do Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, Marcelo de Oliveira Vianna.