Policiais penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) foram homenageados pela Câmara Municipal de Anastácio com uma Moção de Aplausos, em reconhecimento à significativa contribuição da ação Geladeira Literária, desenvolvido no município de Aquidauana e região, como parte do Projeto Aromas, Sabores e Saberes do Pantanal.
A honraria foi concedida durante a última Sessão Ordinária, realizada nessa terça-feira (7.10). Além dos policiais penais, também foram agraciados o juiz da Comarca de Anastácio, Luciano Pedro Beladelli, e a diretora da Escola Municipal Rural do KM 21, professora Silvana Cruz da Silva, em reconhecimento à parceria e ao comprometimento na promoção da educação, da cultura e da cidadania na região.
A entrega da Geladeira Literária à Escola Municipal Rural do KM 21, situada às margens da BR-419, corredor da Rota Bioceânica, integra o projeto “Aromas, Sabores e Saberes do Pantanal”, idealizado e executado por policiais penais de Aquidauana. A iniciativa alia sustentabilidade, leitura e reintegração social, transformando antigas geladeiras em minibibliotecas revitalizadas com mão de obra prisional, instaladas em espaços públicos e escolares.
O projeto simboliza a força da união entre educação, segurança pública e Poder Judiciário, demonstrando o potencial transformador de parcerias que unem diferentes setores da sociedade em prol do bem comum. O juiz Luciano Beladelli é um dos principais apoiadores da ação e tem participado ativamente das entregas — que já somam 18 Geladeiras Literárias instaladas em diferentes pontos da região.
A Moção de Aplausos representa um reconhecimento público ao trabalho coletivo e ao compromisso dos envolvidos.