Ações realizadas em presídios de Amambai e Ponta Porã integram estudo em mestrado da UEMS

Categoria: agepen | Publicado: quinta-feira, junho 8, 2017 as 13:14 | Voltar

Ponta Porã (MS) – O sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul e suas vertentes têm sido objeto de estudo em seminários do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistema Produtivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Ponta Porã. A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) é parceira da iniciativa.

O objetivo principal deste seminário é aproximar as pesquisas acadêmicas com as necessidades mais emergentes do sistema prisional do estado, tendo como objeto de pesquisa a realidade da região de fronteira com o Paraguai. As palestras do seminário desta semana foram apresentadas por diretores das unidades prisionais de Amambai, Alexandre Ferreira de Souza, e do presídio feminino de Ponta Porã, Kátia Regina de Oliveira Ramos.

Ao todo foram cinco encontros, e desenvolvidos diversos temas de relevância na região fronteiriça, essa troca de conhecimentos está vinculada ao desenvolvimento regional nas esferas humana, social e econômica. Além disso, estes materiais serão objeto de um livro que será publicado em breve.

O seminário referente aos presídios teve como mediador o professor doutor Fabrício Antônio Deffacci, da disciplina Modernização, Instituições Políticas e Desenvolvimento.

Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, a atenção da sociedade e de profissionais para o sistema penitenciário terá um retorno benéfico para todos, porque contribui para a reinserção dos internos e, consequentemente, se reduz a reincidência no crime.

Texto: Tatyane Santinoni e Keila Oliveira

Publicado por: imprensaagepen