Agente penitenciária é liberada e presídio feminino de Rio Brilhante passa por operação pente-fino

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: sexta-feira, novembro 25, 2016 as 15:20 | Voltar

Rio Brilhante (MS) – Foi solucionada a situação de crise instalada no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, na qual uma agente penitenciária foi feita refém por detentas que reivindicavam transferência da unidade penal. A movimentação envolveu seis internas e durou pouco mais uma hora, sendo resolvida com a presença do juiz corregedor da comarca, Jorge Tadashi Kuramoto. A servidora penitenciária não sofreu ferimentos e foi dispensada do serviço, após passar por atendimento médico. Ela receberá acompanhamento do Núcleo de Atendimento Psicossocial da Agepen.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, foi deslocado um efetivo do presídio masculino da cidade para auxiliar nos serviços, sob o comando do diretor Manoel Machado. Toda ação foi acompanhada e conduzida pela diretora da unidade feminina, Ligia Maria Asato Dorta. Policiais civis e militares também estiveram no local.

Stropa destaca que será registrado o flagrante e as internas responderão pelo crime de sequestro e cárcere privado, cometido contra a servidora.  Conforme o dirigente, para segurança da unidade, as seis presas envolvidas no tumulto foram retiradas do estabelecimento penal e serão encaminhadas para outros presídios do Estado, onde serão alojadas em celas disciplinares.

O diretor de Operações da agência penitenciária, Reginaldo Régis, e servidores voluntários de Campo Grande e Dourados estão se dirigindo para a unidade prisional para reforçar a segurança no local e auxiliarem na realização de uma operação pente-fino. Cães treinados do presídio semiaberto de Dourados serão utilizados na operação.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.