Agentes de várias partes do Estado se capacitam em intervenção e escolta prisional de alto risco

Categoria: Aperfeiçoamento Profissional | Publicado: terça-feira, novembro 13, 2018 as 15:08 | Voltar

Naviraí (MS) – O Estágio Técnico em Intervenção e Escolta Prisional de Alto Risco, realizado na cidade de Naviraí, na última semana, contou com a participação de agentes penitenciários de várias partes de Mato Grosso do Sul. O curso teve entre os instrutores o bicampeão mundial de Jiu-jítsu, Marco Antônio Dib, e o Robson “Terror”, ambos especialistas na área.

Com carga horária de 24 horas, as aulas envolveram técnicas de condução de presos; manuseio de arma de fogo; regras de segurança, posição de retenção e deslocamento com arma longa; simulações de ataques e tentativas de resgates; utilização correta de escudos e demais equipamentos; retomada de ordem ponto a ponto; dentre outras programações.

Organizado pela Escola Penitenciária (Espen), que emitirá o certificado de capacitação, o treinamento foi articulado por servidores da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN), com apoio da direção do presídio.

Ao todo, 37 agentes penitenciários de Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Ponta Porã, Rio Brilhante, Dourados, Nova Andradina e Paranaíba, além da cidade sede, participaram da capacitação. Dois agentes penitenciários federais também foram capacitados.

A qualificação foi custeada pelos próprios alunos. A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap) deram apoio no deslocamento de agentes até a cidade.

Texto: Keila Oliveira, com colaboração dos agentes Jonas Santos e Cláudia Flores.

Fotos: Divulgação.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.