Corumbá (MS) – Revista em pertences, pessoas e estruturas foi tema de palestra ministrada por agentes penitenciários de Corumbá a marinheiros que atuam no presídio militar do 6º Distrito Naval da Marinha, em Ladário. A instrução foi solicitada pelo Grupamento de Fuzileiros Navais com o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos realizados junto aos militares presos, que ainda estão aguardando julgamento e, por isso, permanecem na estrutura da Marinha.
A palestra foi realizada na última quarta-feira (18) por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Marinha do Brasil, com a participação de servidores penitenciários que atuam no Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”. A equipe foi recepcionada pelo capitão de Fragata Joe Yusa, comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais.
Conforme a diretora do presídio feminino, Anelize Lázaro de Lima, a palestra foi baseada na Lei de Execução Penal (LEP) e no Regimento Interno Básico das Unidades Prisionais do Estado de Mato Grosso do Sul (RIBUP) e servirá de base para normatização da revista pessoal, de materiais e estrutural no presídio interno da Marinha.
Colaboraram com a instrução os agentes penitenciários Richard Dias, Juliana Campos e Alieslaine Pessôa. Ao final do evento, o Grupamento de Fuzileiros Naval de Ladário entregou um certificado de participação aos servidores.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a parceria do sistema penitenciário com a Marinha vem se consolidando a cada dia com a troca de experiência e o apoio mútuo, principalmente com ações no presídio feminino de Corumbá. “Tivemos o apoio de marinheiro em várias ações, como palestras ministradas às internas, colaboração em reformas, atendimentos de saúde, entre outras iniciativas”, destacou.