Naviraí (MS) – Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) flagraram nesse domingo (5) dois visitantes tentando entrar na Penitenciária de Naviraí com celulares escondidos em rolos de papel toalha.
O primeiro flagrante aconteceu por volta das 11h30. Um senhor de 58 anos, que estava no presídio para visitar o filho, foi descoberto pelos agentes penitenciários durante a revista dos pertences. Ele alegou que havia recebido o material de um “garoto desconhecido” e que não sabia do celular, mesmo o material tendo como destino o próprio filho, o interno Lucas Lima Ditadi.
No período da tarde, às 14h15, ocorreu outro fato idêntico envolvendo uma visitante de 45 anos, que também foi até a unidade visitar o filho. No pacote, além do celular, havia um carregador. Como no caso anterior, a senhora alegou que o papel toalha era para o seu filho, Maycon Douglas da Silva, e havia sido entregue em sua residência por um desconhecido. Ela também garantiu que não sabia da existência dos equipamentos.
Os dois visitantes foram indiciados por favorecimento real, por tentar ingressar com aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional. Eles podem receber como pena detenção de três meses a um ano.
Mais apreensões
Também na Penitenciária de Naviraí, os servidores penitenciários identificaram outro caso inusitado. Ao revistarem os pertences que uma visitante levava para seu esposo, os agentes encontraram dentro da costura da sacola duas resistências de fogareiro e R$ 200,00.
Apesar de essa conduta não ser considerada crime , a mulher teve seu cartão de visitante recolhido por tentar infringir norma do Regimento Interno Básico das Unidades Prisionais de Mato Grosso do Sul (Ribup), regido pelo Decreto 12.140, de 17 de agosto de 2006.