Amambai (MS) – Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) frustraram mais um plano de fuga no Estabelecimento Penal de Amambai (EPAm), no final da tarde de sábado (14), durante vistoria de rotina. Toda a ação foi coordenada pela Diretoria de Operações da agência penitenciária.
Por volta das 18h, os agentes flagraram um buraco na laje da cela 5, galeria A; no local estavam 18 internos, cinco deles foram identificados como responsáveis por planejar a ação. Um detento de outra cela chegou a causar um tumulto para distrair a atenção dos servidores e a fuga passar despercebida. Com a descoberta, os seis foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Dourados (PED) e os demais foram isolados em cela disciplinar para as apurações e punições necessárias.
De acordo com o diretor do EPAm, Alexandre Ferreira de Souza, os internos já vinham sendo monitorados sigilosamente, pois havia informações de plano de fuga para o fim de semana. O êxito na interceptação contou com a colaboração da Polícia Militar e apoio do diretor Estabelecimento Penal de Ponta Porã, Rodrigo Borges Marques.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a descoberta demonstra o trabalho de excelência que é exercido por parte dos agentes, que agiram preventivamente evitando a ocorrência de fugas.
Esse foi o segundo plano de fuga desmantelado pelos servidores da Agepen no presídio de Amambai em dois meses. Em setembro, um princípio de túnel foi descoberto embaixo de uma das camas da cela 7, da galeria B.
Colaborou Jeremias Lima, da Assessoria de Comunicação.