Campo Grande (MS) –A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informou que vai alterar o prazo de entrega do Atestado de Aptidão Mental para os candidatos ao curso de “Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário” para o dia 29 de março. Também será dispensada a apresentação do exame, caso o candidato possua documento emitido há menos de um ano da data de término do curso, previsto para ter início no dia 4 de abril.
As alterações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (29). As demais exigências quanto à documentação e datas de entrega permanecem inalteradas.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, esse é um curso muito esperado pela categoria. “Dará condições para que seus servidores assumam, gradativamente, o controle de todas as operações do sistema penitenciário estadual, um sonho da instituição”, comenta.
Realizada através da Escola Penitenciária, a capacitação será ministrada pela Diretoria de Operações Especiais – Grupo Tático de Intervenção Penitenciária e Escoltas do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (DPOE), nas dependências do 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º R C B), na Capital.
O curso prossegue com inscrições abertas até o próximo dia 7 e é destinado a servidores da área de Segurança e Custódia. O formulário está disponível no site da Agepen/MS (www.agepen.ms.gov.br), campo Downloads, item Escola Penitenciária. Serão aceitas apenas fichas digitadas e assinadas, que deverão ser enviadas via malote ou por e-mail para o endereço eletrônico: escolapenitenciaria@www.agepen.ms.gov.br.
Para participar do treinamento, é necessário que o candidato atenda a alguns requisitos, entre eles: não ter sido condenado em processo crime, por sentença transitada em julgado e não ter sido punido disciplinarmente (Declaração Funcional/URH); ter carteira de motorista (categoria B ou superior) e ser aprovado no Teste de Aptidão Física (TAF), marcado para acontecer no dia 18 de março, e que poderá ter caráter classificatório, caso o número de aptos exceda o total de vagas previstas.
Poderão participar 120 servidores penitenciários de carreira da área de Segurança e Custódia de todo o Estado, sendo 102 vagas reservadas para homens e 18 para mulheres.
Também será necessário que o candidato assine um “Termo de Compromisso e Voluntariedade”, se prontificando a atender, quando chamado, às necessidades de operações de intervenção rápida, contenção, vigilância e escolta da Agepen.
Para participar, o candidato deverá apresentar de uma série de documentos e exames médicos, conforme Edital de abertura. Durante o curso, os alunos serão avaliados pelo instrutor quanto ao desempenho, dedicação e conduta, além de realizarem provas.
Acesse a ficha de inscrição clicando aqui.
Para informações sobre o novo Edital clique aqui.