Campo Grande (MS) – Em comemoração ao dia do Servidor Penitenciário, que é celebrado anualmente no dia 25 de setembro, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou nesta terça-feira (27), uma solenidade de entrega da medalha Patrono Ramez Tebet, para 80 personalidades. A comenda instituída no ano de 2011 tem como principal finalidade reconhecer os relevantes serviços prestados pelos servidores penitenciários, autoridades e personalidades que contribuem para o aperfeiçoamento do sistema prisional do Estado.
O secretário de Segurança Pública, que no ato representou o governador Reinaldo Azambuja, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes penitenciários, que é imprescindível para a sociedade. “É através destes servidores que garantimos o cumprimento da justiça, e que se pode oportunizar as pessoas que infringiram a lei, o recomeço de uma nova vida. O Governo do Estado tem trabalhado para proporcionar melhorias para categoria, prova disso é o concurso que está em andamento para contratação de 438 novos agentes. Também já estamos trabalhando na sensibilização do Executivo que mais candidatos sejam convocados”, disse o secretário.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, as comemorações e a entrega das medalhas são um justo reconhecimento aos trabalhadores do sistema penitenciário e as autoridades, uma vez que a Agência está passando por um momento de transformação. “Tenho certeza que com o apoio que estamos tendo do nosso governador Reinaldo Azambuja, grandes mudanças poderão ser realizadas. Afinal temos um sistema penitenciário que tem sido referência nacional, Mato Grosso do Sul possui atualmente cerca de 40% dos custodiados trabalhando através de parcerias”, destacou o diretor.
Entre os homenageados ao Dia do Servidor Penitenciário, a Agepen além de conceder a Medalha Patrono Ramez Tebet a 40 servidores, fez uma homenagem o agente Enderson Antônio Bogas Severi, da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, que hoje enfrenta um processo de recuperação de saúde, por conta de um atentado que sofreu motivado pela profissão que exerce.
Agente penitenciária há 27 anos, Rosina Maria Sartor Souza, está lotada no presídio feminino de Ponta Porã, foi uma das agraciadas. Ppara ela, receber essa homenagem é uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da sociedade. “O sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul está evoluindo, e com isso estamos podendo prestar um trabalho de mais qualidade”, declarou a agente.
Também foram agraciados com a honraria 40 autoridades, entre elas estão: O secretário José Carlos Barbosa, o secretário de Estado de Infraestrutura, Edinei Marcelo Miglioli, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esli Ricardo de Lima, delegado-geral da Polícia Civil, , Marcelo Vargas Lopes, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado, Mansour Elias Karmouche, deputado estadual Onevan José Matos, entre outras.
Em nome das autoridades homenageadas falou o presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, que elogiou o trabalho de todos os órgãos que compõem o sistema prisional de Mato Grosso do Sul, transformando as ações realizadas nas unidades penitenciárias do Estado em exemplo para toda a sociedade brasileira com projetos de ressocialização. “Agradeço a homenagem. O sistema penitenciário é um ponto sensível e que merece respeito da sociedade por aqueles que trabalham com a segurança de infratores que estão cumprindo a sua pena. As prerrogativas dos advogados estão sendo garantidas, as leis exercidas e fazemos o possível para que os direitos humanos sejam preservados”, afirmou.
Servidor Penitenciário
Comemorado desde 2007, o Dia do Servidor Público Penitenciário – 25 de setembro – faz referência à data em que foi criada a carreira de segurança penitenciária, dentro do Poder Executivo, pela Lei 2518/2002.
Os técnicos penitenciários que lidam com o dia a dia dos estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul têm a função de manter a segurança e disciplina nas unidades prisionais, e contribuir com a ressocialização do detento influenciando diretamente para que se tenha uma sociedade mais segura.
Texto e fotos Sejusp