O Comando de Operações Penitenciárias (COPE), que representa força de reação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) em Mato Grosso do Sul, está sob novo comando. O servidor Richard Dias foi designado para a função, em portaria publicada no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (26.3).
Atuando na área de Segurança e Custódia, Richard acumulará a função de Comandante do Grupo de Intervenção Tática (GIT) do COPE. Ele assume em substituição ao servidor João Bosco Correia, que estava à frente da pasta desde a criação do grupo, em dezembro de 2017, e deixou o cargo ao se aposentar a pedido.
“Assumir o COPE que é a tropa de elite da Agepen é uma honra imensa e um desafio profissional para o qual vou me empenhar ao máximo. Considero o grupo como excelência e referência dentro da instituição, onde temos profissionais do mais alto gabarito e vamos trabalhar para elevar ainda mais o nome do nosso grupamento e da agência penitenciária”, destaca Richard Dias.
Formado em Gestão em Segurança Pública e servidor de carreira na Agepen desde 2014, o atual comandante do COPE é credenciado pela Polícia Federal e o Exército Brasileiro, já tendo atuado como instrutor de Armamento e Tiro em diversas instituições; além disso, possui vários cursos específicos na área operacional, de escolta, intervenção e táticas prisionais.
O COPE é formado por agentes penitenciários especializados em ações de intervenção, escolta de presos e revistas de segurança nos presídios estaduais.
O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, agradeceu o empenho de João Bosco nesses anos à frente do grupo e ações desenvolvidas junto a sua equipe, além de todo o seu trabalho realizado ao longo de seus 30 anos de carreira penitenciária.