Agepen discute com Sanesul negociação de terreno para a construção de novo presídio semiaberto em Corumbá

Categoria: Infraestrutura | Publicado: segunda-feira, junho 20, 2016 as 08:00 | Voltar

Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, se reuniu este mês, em Corumbá, com o gerente regional da Sanesul, engenheiro Eduardo Duque, para discutir a negociação de um terreno da empresa na cidade, com o objetivo de construir um novo prédio para abrigar o presídio de regime semiaberto masculino, que atualmente funciona em um espaço alugado.

Durante o encontro, Stropa explicou sobre a necessidade da construção de um prédio próprio para a unidade prisional, o que, inclusive, consta do plano de metas do Governo do Estado para este ano.  No entanto, segundo o dirigente, há grandes dificuldades para se encontrar o terreno que satisfaça as exigências. “Inicialmente havia a ideia de construí-lo num espaço que fica atrás dos estabelecimentos penais masculino e feminino fechados, mas o terreno rochoso impediu a obra”, explicou, destacando que agora a ação se concentra na busca por uma área, como o terreno de propriedade da Sanesul.

Ficou acertado durante a reunião que a Sanesul de Corumbá faria um levantamento da área de 26,4 hectares para se detectar quanto é necessário para a manutenção dos serviços da empresa e quanto pode ser destinado à Agepen.

Conforme acertado na reunião, o diretor-presidente da Agepen entrou em contato com Secretaria de Estado da Administração,  para dar início ao processo de desmembramento e cessão ou doação do bem pelo Estado. "Caso haja viabilidade nessa cessão ou doação, o terceiro passo será verificar com as autoridades corumbaenses se há algum empecilho que não permita a construção do novo presídio no local", esclarece Stropa.

Também participaram da reunião, que foi realizada no dia 9, os diretores de área da Agepen Reginaldo Francisco Régis (Operações) e Gilson de Assis Martins (Assistência Penitenciária), além do chefe de Gabinete Dumas Torraca e do diretor do presídio semiaberto local, Doglas Novaes.

Reunião Sanesul Corumbá (1)

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.