Novas vagas para o sistema prisional de Mato Grosso do Sul estiveram em pauta na reunião, realizada nesta segunda-feira (17.7), entre o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini, e o gerente de Projetos e Orçamentos de Empreendimentos Civis da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Adanilto Faustino de Souza Junior.
Entre os assuntos discutidos, a finalização dos projetos arquitetônicos referentes à reforma e ampliação do Ptran (Presídio de Trânsito), que serão encaminhados à Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) para aceite e, com isso, poder ser aberto o processo licitatório. Instalada em Campo Grande, a unidade prisional masculina de regime fechado ganhará mais 186 vagas.
Além disso, serão adaptados pela Agesul projetos-modelo, encaminhados pela Senppen, de forma a adaptá-los para a realidade local. Mato Grosso do Sul está pleiteando junto ao Ministério da Justiça recursos para a construção de mais quatro presídios que, juntos, somarão 1.632 vagas ao sistema prisional.
Outro tema em pauta foi a regularização das matrículas dos presídios do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, trabalho realizado em conjunto com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), além de questões relacionadas a licenças ambientais de diferentes estabelecimentos penais do estado.
Pela Agepen, também participaram da reunião de alinhamento o diretor de Administração e Finanças, Anderson Pimentel; o chefe do Núcleo de Planejamento, Projetos e Convênios, Eduardo Alexandre de Oliveira, a chefe do Núcleo de Contratos (em substituição legal), Ana Carolina Dagher e o servidor Alexander Rodrigues Gonçalves.