Representantes da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus) se reuniram nesta semana para discutirem ações de ressocialização a serem desenvolvidas em conjunto nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul. A IURD é uma das instituições religiosas que prestam assistência espiritual à população carcerária do estado.
Participaram das discussões o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini; o deputado estadual Antonio Vaz; o diretor de Operações da Agepen, Flávio Marques;o diretor da Penitenciária Jair Ferreira de Carvalho, Milson Caetano; o pastor responsável pelo trabalho evangelístico da IURD no estado, Uilton Mello; e o responsável pelo trabalho evangelístico da Universal nas unidades prisionais de MS, pastor Claudinei, além dos pastores Neto Santo, Willian e João, apoiadores da causa.
A reunião destacou a importância do trabalho de humanização da pena e de ações que visem à reintegração social dos internos. Foi ressaltada a necessidade de cooperação entre servidores do sistema penal e religiosos para o desenvolvimento dos trabalhos. Dessa forma, durante o encontro, foram discutidas as necessidades e dificuldades enfrentadas por ambos os lados, reconhecendo que o sucesso desse esforço conjunto depende da união de todos.
Os participantes enfatizaram que a ressocialização não é apenas uma questão de segurança, mas também de humanidade e dignidade, buscando oferecer aos detentos uma chance real de reintegração à sociedade. Durante o encontro, o diretor-presidente da Agepen destacou o importante papel das instituições religiosas na manutenção da paz e da disciplina dentro dos presídios.
A reunião também reafirmou o compromisso de continuar fortalecendo essa parceria, visando sempre a melhoria das condições dentro dos presídios e a efetiva ressocialização dos internos. Na oportunidade, dirigentes da Agepen foram presenteados com a Bíblia Sagrada.