Agepen e Prefeitura de Paranaíba discutem retomada na ocupação de mão de obra prisional

Categoria: Trabalho Prisional | Publicado: sexta-feira, janeiro 22, 2021 as 16:27 | Voltar

A Prefeitura de Paranaíba trabalha em parceria com a AGEPEN/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) desde o ano de 2009, com um termo de cooperação que possibilita a contratação de presos em regime semiaberto, aberto e livramento condicional para prestar serviços à comunidade. Na tarde desta sexta-feira (22.1), o prefeito Maycol Queiroz reuniu com diretores das unidades prisionais da cidade agentes para tratar da continuidade do projeto a partir do mês de março.

Os diretores Adenor Alves de Mendonça (semiaberto) e André Aparecido França (fechado) explicaram a funcionalidade do projeto e os trâmites necessários para colocá-lo em vigência.

No ano passado, trabalharam 18 internos no projeto, até o dia 15 de dezembro. O convênio encerrou no dia 6 de janeiro. “Na medida da demanda e disponibilidade de verba aumenta-se o número de presos trabalhando. A parceria AGEPEN e Prefeitura possibilitou no ano passado a contratação de até 45 internos”, contou.

Maycol afirmou que enviará o projeto para a Casa de Leis assim que encerrar o recesso e, com a votação favorável, irá firmar a parceria também com a inclusão de mão de obra feminina. “A ressocialização é muito importante para os internos e também para a comunidade. Iremos pensar na melhor forma de empregá-los”, disse.

A vereadora Andercleyne de Oliveira Queiroz (Keyne da Calçadeira) acompanhou a reunião e aproveitou para apresentar o seu projeto ao Executivo. Ela expôs a ideia de utilizar terrenos baldios para produzir alimentos da agricultura familiar pelos internos para as famílias carentes. “Mantém os terrenos limpos e produzindo. Assim que iniciarmos com as nossas sessões eu irei fazer essa indicação ao Executivo”, afirmou.

O convênio possibilita aos internos remissão da pena, garantia de geração de renda e oferece a oportunidade de ressocialização. O agente penitenciário, França, fez um convite ao prefeito Maycol Queiroz para conhecer as estruturas do regime fechado e ver as atividades oferecidas aos internos que possam gerar parcerias entre as instituições.

Fonte: DECOM Prefeitura de Paranaíba

Publicado por: imprensaagepen