Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, se reuniu nesta sexta-feira (22) com o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), João Carlos da Silva Jorge, para discutir a situação do sistema de esgoto da Penitenciária de Naviraí.
Devido à superlotação e a utilização da estação de tratamento de esgoto e da lagoa construída para atender ao presídio por parte de moradores da região, o sistema está sendo sobrecarregado e a Agepen vem buscando soluções para o problema.
Durante o encontro, que também teve a participação do engenheiro ambiental Tiago Pereira Vieira, ficou definido que a Agepen e a Sanesul irão elaborar um projeto e levantamento de custos com alternativas viáveis para serem desenvolvido pelo Governo, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança pública e da Secretaria de Infraestrutura.
A medida, esclarece o diretor-presidente, será uma solução a médio prazo. Paralelamente a isso, a Prefeitura de Naviraí está viabilizando rotineiramente um caminhão pipa que faz o escoamento da água excedente da lagoa. Também existe a proposta de construção, por parte o Município, de uma nova lagoa no local.