Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), por meio de sua Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, assinam nesta quarta-feira (22) o convênio com para possibilitar a exposição e venda de trabalhos artesanais confeccionados em presídios do Estado. A solenidade de assinatura do convênio será às 9 horas, no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), na Capital.
Conforme o convênio, os trabalhos serão comercializados na Casa do Artesão e também em eventos de artesanato realizados pela Sectei/FCMS por meio das associações e sindicatos de artesanato de Mato Grosso do Sul.
Durante o evento, também serão entregues as Carteiras Nacionais do Artesão para as detentas do EPFIIZ que foram cadastradas no dia 29 de junho. Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil. O documento tem abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como isenção de imposto ao participar de feiras ou vendas para outros Estados, descontos para compras em alguns estabelecimentos comerciais, possibilidade de comercialização em determinados espaços, como a Casa do Artesão, que só aceitam artesãos com a carteira em dia e possibilidade de tirar nota fiscal na Agência Fazendária.
A solenidade também marcará a entrega de certificados do Curso de Confecção de Vestuário em Crochê oferecido às internas realizado por meio de parceria entre a Agepen e a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat).
Estarão presentes o secretário da Sectei, Athayde Nery, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, e o presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Cícero Ávila de Lima, entre outras autoridades.
Com informações de Karina Lima, da Sectei.