Agepen e SGI definem migração de dados do Siapen e melhorias estruturais em informática

Categoria: Tecnologia | Publicado: quinta-feira, maio 21, 2015 as 09:45 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Superintendência de Gestão da Informação (SGI) já estão viabilizando a migração de dados do Sistema Integrado de Administração Penitenciária (Siapen), para atender de maneira mais segura e adequada o gerenciamento da tecnologia que atualmente faz o controle das rotinas diárias da maioria das unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

A superintendência está disponibilizando a estrutura de servidores de dados para hospedar o Siapen. No momento, o sistema tem como base de dados uma estrutura montada no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho na Capital.

Com o aperfeiçoamento da base de dados, a intenção é expandir o sistema para todas os 41 presídios, além dos patronatos da Agepen; hoje ele é usado em 31 unidades. Outra iniciativa será a interoperabilidade do Siapen com os demais sistemas estaduais e federais necessários.

Esta semana, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, recebeu em seu gabinete o superintendente da SGI, Alessandro Menezes, para tratar dos ajustes finais e atribuição de cada instituição nesse processo.

Durante o encontro, também ficou definido que a agência penitenciária irá fazer um levantamento da atual situação e das demandas relativas à tecnologia da informação nas unidades prisionais do estado, para que a superintendência possa avaliar as reais necessidades e prioridades.

A reunião contou também com a participação da coordenadora da SGI, Aparecida Pereira, além dos diretores de área da Agepen Marcos Borges (Administração e Finanças), Reginaldo Regis (Operações) e  Gilson Martins (Assistência Penitenciaria), do chefe de gabinete, Dumas Torraca; do chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação, Pedro Viol, e dos desenvolvedores do Siapen, agentes Alexandre Albuquerque e Wagner França.

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.