A intensificação de prevenção à discriminação e ao preconceito à população LGBTQIA+ integram a campanha “Maio da Diversidade”, que também é realizada junto à população carcerária de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, ações de orientação serão promovidas em unidades prisionais do estado no próximo mês, em reforço as iniciativas já desenvolvidas.
Nesse sentido, uma reunião foi realizada nesta quinta-feira (20.4) entre o diretor-presidente da Agepen (Agencia Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Rodrigo Rossi Maiorchini, e o subsecretário estadual de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+, Wagner Campos Silva.
“Estamos estreitando relações com os órgãos parceiros, que tenham atividades comuns e afins. É fundamental esse contato com a Agepen de forma a chegar a atenção necessária a este público que está privado de liberdade”, destacou o subsecretário.
Presente no encontro, o coordenador do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, Jonatan Espíndola, ressaltou o trabalho que é desenvolvido pela Agepen, por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária, em relação ao público LGBTQIA+ que se encontra em cumprimento de pena, bem como no trabalho de orientação aos policiais penais, que se dá desde o curso de formação e por meio de capacitações de aperfeiçoamento.
“Agora teremos o Maio da Diversidade, com a semana de formação para servidores e, além disso, orientações sobre direitos da população LGBTQIA+ no sistema prisional. É um trabalho que já vem sendo realizado há mais de três anos, em parceria com a Agepen e que vem dando certo. Nós entendemos que esse trabalho e a rede de parcerias com a Agepen e outros órgãos do estado e dos municípios tem contribuído muito para fazer de Mato Grosso do Sul referência em políticas públicas LGBTQIA+ no país”, afirmou.
Segundo o coordenador, a intenção é intensificar os trabalhos de orientação junto à massa carcerária. “Para que também entendam importância de se combater a ‘lgbtfobia’, que é crime e não pode ser reproduzida em hipótese nenhuma”, pontuou.
Também participaram da reunião a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, e a chefe da Divisão de Promoção social, Marines Savoia.