Agepen faz parceria com o Sinsap para dar legitimidade a curso

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 9, 2015 as 08:56 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Agencia Estadual de Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Agepen), por meio da Escola Penitenciária (Espen), assinou, nesta quarta-feira (8), um termo de cooperação mútua com o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Sinsap), para a realização do curso Básico de Táticas Prisionais.

O Sindicato, que inicialmente havia programado o Curso Básico de Táticas Prisionais, com 120 vagas, em quatro ocasiões, preocupado em dar legalidade e aprimorar sua realização, procurou o Diretor-Presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia que acionou o diretor da Espen, Vilson Guedes da Silva, para firmarem uma parceria que coloca a coordenação do curso sobre responsabilidade da Escola Penitenciaria, com o intuito de dar legalidade à capacitação.

O presidente do Sinsap, André Luiz Santiago destaca que o curso, que inicialmente seria realizado apenas pelo Sindicato, para contemplar as necessidades dos servidores, precisaria tornar-se oficial pela Agepen. “Buscamos a parceria para dar legitimidade e desta forma garantirmos uma qualificação mais criteriosa, para que seja reconhecida pela Agepen e contribuir na promoção funcional do servidor”, ressalta.

Para o diretor presidente da Agepen, essa parceria entre a autarquia e o sindicato da categoria demonstra que, tanto a administração, como os servidores, estão preocupados com a melhoria da qualificação profissional dos agentes.

A primeira turma do curso estudará nos dias 15, 16, 17, 18 e 20 próximos. A abertura da capacitação será na Escola Penitenciária e terá as aulas teóricas desenvolvidas na Espen e as aulas práticas na sede do Sinsap, além de um estágio no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho. Por exigência da Espen, foram estabelecidos melhores critérios como, por exemplo, a carga horaria, que agora ficou distribuída em cinco dias e a exigência de avaliação final.

O diretor da Escola Penitenciária Vilson Guedes da Silva, disse que a Espen aceitou a parceria porque o curso se enquadra dentro das perspectivas que o orgão traçou para os próximos anos e faz um apelo aos diretores de Unidade para que auxiliem os servidores que quiserem se matricular nos cursos, oportunizando, se for o caso, a troca de plantões e ou flexibilização de horários.

O treinamento visa capacitar e preparar os agentes penitenciários para procedimentos diferenciados de segurança nos ambientes de carceragem, a fim de evitar qualquer tipo de risco, motins e violência nesses locais.

O curso será ministrado pelos profissionais da empresa Cetta Internacional, e terá a duração de 40 horas aulas. O investimento da capacitação é de R$ 450,00 por aluno, sendo que para os filiados do Sinsap será cobrado apenas um valor simbólico de R$ 100,00. O Sindicato auxiliará ainda com a hospedagem e alimentação. No caso dos filiados do interior, as inscrições serão homologadas considerando a capacidade de hospedagem para homens e mulheres.

Com o intuito de atender o maior número de filiados o curso será disponibilizado também nos meses de agosto, setembro e outubro. A capacitação tem vagas limitadas e os interessados devem entrar em contato no sindicato, por meio do telefone 3325-2401/3325-2291, falando com o Mota.

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.