Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) mantém o monitoramento dos custodiados que tiverem, sob sua posse, utilizarem ou fornecerem aparelhos telefônicos, de rádio ou similar, que permitam a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.
Dentro desse importante desafio, no Estabelecimento Penal de Corumbá, os agentes penitenciários realizaram revista minuciosa em cela ocupada por seis internos e apreenderam dois aparelhos celulares que eles estavam utilizando para atualizar as redes sociais. Os custodiados Rafael Martins Dias e Kelver Rafael de Almeida Pereira assumiram a propriedade dos mesmos.
A apreensão só foi possível em virtude do monitoramento das redes sociais pelos agentes penitenciários o que já é rotina naquela Unidade
Conforme o diretor do presídio, Ricardo Wagner Lima do Nascimento, todos os envolvidos foram isolados preventivamente em cela disciplinar e será aberto um processo administrativo disciplinar para apurar os fatos.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, exalta o comprometimento e o bom trabalho realizado pelos servidores dos presídios em coibir os ilícitos nas Unidades Penais do Estado. Para ele, o ideal seria que nenhum celular conseguisse chegar às celas. Porém, como isso é praticamente impossível, porque os presos são ardilosos ao extremo, há um esforço importante da autarquia e seus servidores que usam de todos os meios para retirá-los de lá mais rapidamente possível.