Corumbá (MS) – O Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano, de Corumbá, realizou nessa quinta-feira (28), a solenidade de inauguração das obras do setor de Saúde e reestruturação dos setores de chefias e cantina.
As obras, destinadas ao setor de Saúde, foram realizadas obedecendo às orientações da arquiteta da Agepen, com adaptações das salas de atendimento odontológico, curativos, vacinas, enfermaria, banheiros, salas das chefias e a construção de uma cantina. Ao todo foram gastos cerca de R$ 30 mil custeados pelo Conselho da Comunidade de Corumbá.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, informou que tem trabalhado muito com sua equipe para atender às demandas, além de atuar na execução das ações existentes, bem como na elaboração de novas políticas públicas que busquem resolver os assuntos em pauta.
A diretora Anelize Lázaro de Lima agradeceu a presença de todos, destacando que o trabalho realizado ali tem contado com parceria importante com do Poder Judiciário e da sociedade civil, entre outros colaboradores.
Em seu pronunciamento, o Juiz da Vara de Execuções Penais de Corumbá, André Luiz Monteiro, lembrou a responsabilidade dos poderes, garantindo que o judiciário está sempre atento para ajudar a tratar os problemas existentes, com a busca de soluções práticas para o setor.
A solenidade foi encerrada com a apresentação do coral “Vox in Libertae” formado por reeducandas que cumprem pena no presídio. Comandado pela psicóloga e maestrina Fernanda Rolin, o grupo apresentou, de maneira brilhante, três louvores. O fato gerou comentário positivo de todos os presentes. O diretor-presidente da autarquia se propôs a levar o coral para se apresentar nas solenidades na capital do Estado, iniciativa que, de imediato, contou com o apoio do Juiz André Luiz Monteiro.
Também prestigiaram a solenidade o presidente do Conselho da Comunidade de Corumbá, Alex da Silva Cristaldo, os diretores de área da Agepen Reginaldo Régis (Operações) e Gilson Martins (Assistência Penitenciária), o chefe de Gabinete da Agepen, Dumas Torraca, e outras autoridades e servidores penitenciários do município.
Texto: Montero Netto