Agepen lança hoje Programa de Preparação e Acompanhamento da Aposentadoria de servidores

Categoria: Valorização Profissional | Publicado: quinta-feira, maio 10, 2018 as 06:24 | Voltar

Campo Grande (MS) – A aposentadoria é algo muito esperado pelas pessoas, mas também representa uma mudança radical na vida do trabalhador. Buscando despertar nos servidores a necessidade de se prepararem para este momento, da maneira mais harmoniosa possível, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) vai oferecer aos agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul o Programa de Preparação e Acompanhamento da Aposentadoria”.

O lançamento oficial do programa acontece nesta quinta-feira (10.5), às 8 horas, na Escola Penitenciária (Espen). Inicialmente, os trabalhos serão desenvolvidos junto a servidores da capital. A proposta é que, no futuro, após consolidada, a iniciativa também seja promovida com agentes penitenciários do interior.

Idealizado pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF) da Agepen, o projeto será executado pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor da Agepen e é direcionado àqueles profissionais que estão em vias de se aposentar, ou seja, até um ano antes de se desligar da instituição.

Como parte das ações de valorização aos servidores penitenciários, objetivo da ação é dar suporte e auxílio durante e após a aposentadoria, no intuito de realizar projetos pessoais que, muitas vezes, ficaram esquecidos durante o tempo de atividade no trabalho.

O trabalho é resultado também de experiências observadas e sugestões apontadas durante os encontros estaduais para servidores aposentados, realizado pela agência penitenciária desde abril de 2016.

De acordo com o diretor da DAF, Arnold Rosenacker, há anos a realização deste tipo de ação para os servidores da Agepen vem sendo discutida. “Essa ideia surgiu em 2007, quando eu era secretário executivo do Conselho de Administração Penitenciária onde juntamente com o conselheiro Marcos Camilo Falcão, também defensor e percursor dessa ideia, discutíamos essa proposta e hoje temos a satisfação e oportunidade de estarmos implementando e colocando em prática mais esta ação”, comemora.

Conforme Rosenacker, a intenção é acolher os servidores que estão saindo da atividade, de forma que não se sintam simplesmente dispensados, mas que passem para a inatividade e continuam sendo parte integrante da instituição.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, é essencial que ações como esta aconteçam. “Precisamos ter um olhar especial com estas pessoas que tanto contribuíram com esta instituição, que dedicaram grande parte das suas vidas ao trabalho; os vínculos de afeto e atenção não podem ser rompidos após a aposentadoria”, afirma.

De acordo com o Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Servidor da Agepen, será feito contato com os servidores que se enquadram no perfil do programa, mas caso algum servidor atenda aos requisitos para a participação e não receba a convocação pode entrar em contato com o setor pelo telefone (67) 3901-3500.

Texto: Keila Oliveira e Tatyane Santinoni.

Foto: ***Imagem meramente ilustrativa.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.