Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participou do desfile cívico e militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil. Celebrado no dia 7 de Setembro, servidores penitenciários e viaturas da instituição passaram pela Rua 13 de Maio e receberam os aplausos e saudação da plateia.
Dentre os agentes que participaram do desfile, estavam diretores de unidades penais da capital e interior, e integrantes do Comando de Operações Penitenciárias (Cope). Mais de 20 mil pessoas enfrentaram o calor do último sábado (7.9) para assistir as apresentações.
Pela primeira vez participando do desfile, a diretora do presídio feminino de Jateí, agente Solange Pereira da Silva, ficou encantada com a magnitude do evento que visa resgatar o patriotismo. “Um desfile como esse firma a imagem da nossa instituição e representa uma forma de expor nosso trabalho; além disso, mostra à comunidade como a gente se porta, como a gente se veste, qual a nossa função, porque nosso trabalho também é social”, afirmou.
Solange destacou ainda que, no dia 8 de novembro, também participará, juntamente com a equipe de servidores do presídio de Jateí, do desfile cívico em comemoração ao aniversário de 56 anos do município, representando a agência penitenciária. “Quero mostrar para a população os projetos que desenvolvemos na unidade penal durante o ano, vamos representar de alguma forma cada iniciativa durante o desfile”, informou.
No total, mais de 5.500 pessoas se apresentaram no desfile de 7 de Setembro, representando 29 entidades civis e militares, como Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Presídio Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros.
Formado por agentes penitenciários da área de Segurança e Custódia, os integrantes do Cope, grupo que atua como força de reação da Agepen, participaram do desfile demonstrando à população o importante papel que a instituição vem desenvolvendo. “É uma experiência boa, que revigora nosso civismo e nosso patriotismo; além de podermos mostrar essa nova cara da Agepen, com um grupo operacional que se iguala às demais forças de segurança pública do Estado”, reforçou o agente Edmilson Rodrigues Horácio.
Atuando em Naviraí, a servidora Marilene da Silva Souza, afirmou que essa oportunidade garante o reconhecimento do trabalho que a Agepen vem desenvolvendo. “Ver as pessoas aplaudindo a gente, agradecendo a nossa presença, ver as crianças dizendo que queria ser como a gente, dá um orgulho tremendo, de arrepiar, então é muito gratificante nossa participação”, disse.
Presente no evento, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, garantiu que a participação no desfile demonstra a força que o sistema penitenciário vem adquirindo através do trabalho dos servidores e demais instituições parceiras. “Esse desfile é o melhor momento para demonstrar que realmente a Agepen é importante para a sociedade e para a segurança do Estado, que temos servidores incumbidos de levar nossa instituição à frente e isso para nós é muito significativo”, ressaltou.
Texto: Tatyane Santinoni.